Diretor - Lairton Guedes

É natural de Recife, Pernambuco e reside em Fortaleza há 20 anos. Possui formação acadêmica em Educação Física e em Fisioterapia. Pós-Graduado em Arte Educação e Cultura Popular. Começou seus trabalhos em artes populares no grupo de dança Retornança em Recife-PE em 1988, onde atuou como bailarino.

Em Fortaleza-CE atuou no colégio Piamarta junto ao grupo de danças folclóricas. Fez parte do grupo Filhos do Sol, desenvolvendo trabalhos como bailarino, coreógrafo e diretor. Ministrou oficina de danças populares no 13º Congresso Brasileiro de Folclore. Foi premiado nos festivais: Porto Alegre - RS, Passo de Arte Internacional (Indaiatuba - SP) e Passo de Arte Norte/Nordeste na categoria de projeções folclóricas. Sua especialidade é a cultura popular, a qual tem buscado desenvolver e evidenciar através da dança.

Em 1999 criou a Cia de Danças Populares TXAI. É pesquisador, diretor, coreógrafo e dançarino. Atualmente é presidente da Associação Txai Cultura e Arte, membro da Comissão Cearense de Folclore, membro do fórum de cultura popular tradicional do Ceará. Organizador do projeto itinerante do Fórum de Cultura Popular no Ceará. Desde 2007 desenvolve um projeto “criança feliz” com a Companhia de Danças Populares Txai junto à comunidade Jarí, no Canidezinho. Fundou também no ano de 2007 o projeto Encontro das Culturas com os grupos folclóricos do Ceará, dando incentivo e oportunidades para  mostrarem seus trabalhos aos turistas que visitam o Ceará.

Associação Txai

A Associação Txai Cultura e Arte foi idealizada por nosso diretor Lairton Guedes e seu time em 24/06/2012.

É uma associação civil sem fins econômicos, apartidária, livre e sem discriminação de qualquer natureza.

Também estamos no Instagram: @txaiciadedanca

Acompanhe o que estamos fazendo. Siga-nos!