Associação Txai Cultura e Arte

A Associação Txai Cultura e Arte, foi idealizada pelos professores Clerton Vieira e Lairton Guedes, em 24 de junho de 2012, onde seus projetos já vinham sendo executados desde o ano de 2007 pelos integrantes da Cia. de Danças Populares Txai.

É uma Associação civil sem fins econômicos, apartidária, livre e sem discriminação de qualquer natureza, sendo regida pelas leis em vigor. Com sede no município de Fortaleza, estado de Ceará, na Rua Juvenal de Carvalho, número 715, Bairro de Fátima, CEP. 60050-220. É uma instituição idônea que agrega pessoas de diversas áreas das artes e da cultura popular brasileira, tendo por finalidade apoiar e desenvolver ações e projetos nas áreas social, cultural, artística, educacional e esportiva, promovendo a reinserção e tendo como público alvo todos os segmentos (família, criança, adolescente, adulto e idoso) e em especial os que se encontram em situações de risco social.

A Associação Txai Cultura e Arte estar na ativa apresentando importantes projetos culturais, no ponto de vista formativo, informativo e foi criada também com propósitos de fomentar produções culturais, revelando valores de artistas populares que não tem acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural. A Associação tem por missão formular, fomentar e executar programas e projetos voltados para as pesquisas, documentação, apoio as expressões das culturas populares brasileiras. Promover e divulgar as manifestações e festas populares de todas as categorias e gêneros, sejam tradicionais ou espetáculos de teatros, danças e músicas. É incontestável o nosso interesse em manter vivo os vínculos de harmonia e o carinho que nos torna companheiros através da Associação Txai Cultura e Arte. Somos profissionais, professores e eternos estudantes das nossas culturas.

OBJETIVOS:

Queremos colaborar numa forma de orientação e apoio aos professores de todo o Brasil, artistas populares, aos grupos de musicas, teatros, danças, os fazedores de arte e cultura, artistas anônimos que recriam, cultuam e proliferam a cultura popular de todos os cantos e recantos do nosso País. - Despertar na população brasileira o interesse em cultuar sua própria cultura. - Realizar oficinas de danças folclóricas, teatro, audiovisual, palestras, seminários, atividades artísticas e esportivas, buscando dar a continuidade a manifestações já existentes, em comunidades, escolas e centros culturais. - Envolver a comunidade, principalmente em lugares que desconhecem nossas manifestações e raízes culturais, promovendo a cultura popular de consciente.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

O incentivo a todas as manifestações folclóricas do Brasil, festivais de danças, teatro e música popular, bem como aos eventos artísticos, fóruns, seminários, encontros culturais, congressos, pesquisas, estudos, oficinas e palestras; elaboração de projetos para grupos populares com fins a levantamento de recursos e apoios aos filiados da ATXAICA. A Associação Txai Cultura e Arte estar na ativa apresentando projetos no ponto de vista formativo, informativo e foi criada também com propósitos de fomentar produções culturais, revelando valores de artistas populares que não tem acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural.

PROGRAMA EDUCATIVO:

Além dos projetos itinerantes, o programa educativo oferece orientação e assessoria a professores, individualmente ou em grupos pré-agendados, bem como a outros profissionais de instituições culturais e de ensino. Levando em consideração que cultura popular é diversa e dinâmica, o Programa Educativo procura encontrar novas formas de diálogo com instituições de diversos seguimentos e escolas de todo o Brasil, oferecendo novos olhares sobre o Folclore, Cultura e a Arte Popular Brasileira. Estamos aberto para sugestões e encontros com professores para apontar referenciais no sentido de auxiliar o trato com a cultura popular em sala de aula num trabalho em equipe. Por tudo isso, a equipe pedagógica da ATXAICA não quer ditar formas, “dar receitas”, de como o educador deve trabalhar. Somos um grupo de profissionais, procuramos aprender mais uns com os outros e com cada instituição que nos ajudarão a encontrar modos diferentes de trabalhar cada projeto educativo de maneira singular.

Quarta-feira Cultural

Toda semana realizamos o show Dançando Nordeste na Lupus Bier em Fortaleza, no Ceará.

Venha provar as comidas típicas do nosso Ceará ao som de um bom Forró Pé de Serra, antes do nosso show!

Responsabilidade Social

Todos os anos temos a missão de levar muita alegria e sonhos para as famílias da Comunidade Jari.

É muito gratificante ver as crianças sorrindo ao ter um dia de diversão, carinho e atenção.

Também estamos no Instagram: @txaiciadedanca

Acompanhe o que estamos fazendo. Siga-nos!